A polêmica em torno da Fórmula 1 continua a crescer, com a Red Bull levantando suspeitas de que a McLaren teria injetado água nos seus pneus para melhorar o desempenho, mas o chefe da Ferrari, Fred Vasseur, se mostrou perplexo com tais acusações e negou envolvimento da Scuderia nesse tipo de prática.
Acusações de Manipulação de Pneus: A Suspeita da Red Bull
De acordo com a Auto Motor und Sport, a Red Bull suspeita que a McLaren estaria injetando pequenas quantidades de água nos pneus da equipe por meio das válvulas, uma prática que ajudaria a manter os pneus mais frios e, consequentemente, a aumentar a sua janela de desempenho durante as corridas.
Além disso, o relatório também menciona que “várias equipes” poderiam estar se beneficiando dessa prática, incluindo a Ferrari.
Essas alegações geraram reações fortes dentro da Fórmula 1, com equipes sendo instadas a responder às acusações.
Ferrari e Fred Vasseur Rejeitam as Acusações
Fred Vasseur, chefe da Ferrari, expressou sua surpresa com as acusações e se manteve distante da controvérsia. Durante uma entrevista no Brasil, Vasseur afirmou:
“Não sei de onde vêm essas informações. Não vou entrar nesse campo porque um dos trunfos da equipe este ano é ficar fora de todas as polêmicas”.
O chefe da Ferrari também negou qualquer envolvimento em práticas de manipulação de pneus, explicando que todas as equipes da Fórmula 1 estão trabalhando para remover a umidade dos pneus, e não para adicionar qualquer substância.
“Não entendo a teoria, porque estamos todos tentando remover a umidade de todos os lugares, não adicionar algo aos pneus”, disse Vasseur.
A Resposta da Red Bull e o Impacto na Fórmula 1
Enquanto isso, a Red Bull e a McLaren seguem no centro das atenções. A equipe Red Bull, apesar das acusações, conseguiu uma vitória importante no GP do Brasil, com Max Verstappen dominando a corrida, saindo da 17ª posição no grid e vencendo por 19,4 segundos à frente de Esteban Ocon da Alpine.
Após a corrida, o chefe da Red Bull, Christian Horner, foi questionado sobre se a vitória estava relacionada às investigações sobre os pneus e se havia alguma coincidência com a investigação da FIA.
Sua resposta foi curta e evasiva: “Sem comentários”.