Verstappen Passa Russell na Largada, Controla Norris e Vence Revolto GP do Catar de F1
Introdução
O GP do Catar deste domingo (1) foi mais uma prova de domínio absoluto de Max Verstappen na Fórmula 1 de 2024.
O piloto holandês conquistou sua oitava vitória na temporada e a 63ª de sua carreira, demonstrando por que é considerado um dos maiores de todos os tempos.
Após garantir seu quarto título mundial, Verstappen controlou a corrida no Catar de ponta a ponta.
Primeiras Voltas e Punição de Russell
George Russell começou mal a corrida. Ele sofreu com o posicionamento na pista, o que permitiu a Verstappen assumir a liderança logo na primeira curva.
Lando Norris também aproveitou e ultrapassou Russell, quase passando Verstappen também. Verstappen manteve a liderança, seguido por Norris e Russell.
Charles Leclerc vinha em quarto, com Oscar Piastri, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda completando o top-10.
A primeira intervenção do safety car aconteceu ainda na primeira volta, após uma série de colisões nas últimas posições.
Nico Hülkenberg colidiu com Esteban Ocon, que acabou tocando Franco Colapinto.
Alexander Albon também foi atingido por Lance Stroll. Ocon e Colapinto foram forçados a abandonar, enquanto Hülkenberg e Stroll tiveram problemas e precisaram parar nos boxes.
Albon rodou, mas conseguiu continuar.
Relargada e Primeiras Punições
Guanyu Zhou, que estava atrás de Stroll e Albon, ficou surpreso com o incidente e comentou no rádio: “Cara, essa Aston, que diabos?”.
A relargada aconteceu na quinta volta, mas logo tivemos mais problemas. Liam Lawson rodou após um duelo com Valtteri Bottas e foi punido com 10 segundos.
Enquanto isso, Piastri atacava Leclerc para recuperar a quarta posição, e Verstappen seguia liderando.
Fernando Alonso perdeu várias posições na relargada e caiu para o 11º lugar. Ele reclamou da velocidade de reta no rádio.
Stroll teve que abandonar a corrida após ser punido com 10 segundos pelo acidente com Albon.
Alonso também teve problemas e escapou da pista, retornando de forma insegura. Hamilton foi penalizado por queimar a largada, resultando em uma punição de 5 segundos.
Incidentes e Intervenções do Safety Car
Yuki Tsunoda, lutando para se manter na zona de pontos, foi ultrapassado por Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Alonso e Zhou antes da volta 15.
“Estou forçando 100%, pessoal”, disse Tsunoda no rádio, mas seus pneus estavam em péssimas condições.
Norris estava rápido, mas Verstappen conseguia manter a distância. Piastri, tentando se aproximar de Russell, perdeu tempo ao escorregar na última curva.
Leclerc pediu à Ferrari para verificar a pressão dos pneus, preocupado com possíveis furos.
Punição de Norris e Segunda Intervenção do Safety Car
Norris perguntou sobre a possibilidade de adiantar a parada para buscar um undercut, mas Verstappen respondeu com a melhor volta da corrida.
Os pilotos que começaram com pneus médios se preparavam para trocar para os duros.
Na volta 21, a janela de pit-stops se abriu. Russell parou na volta 23, mas sofreu com um pneu traseiro travado, perdendo tempo precioso.
Hamilton questionou se o carro estava quebrado, mas a equipe garantiu que estava apenas desequilibrado.
A corrida chegou à volta 30 com poucos pilotos tendo parado. Russell finalmente atacou Alonso, mas sem sucesso.
Uma bandeira amarela foi acionada após o retrovisor de Albon cair na pista e ser atropelado por Bottas, causando furos nos pneus de Hamilton e Sainz.
A direção de prova finalmente acionou o safety car.
Intervenção do Safety Car e Relargada Final
Com o safety car, todos os pilotos aproveitaram para trocar pneus. Verstappen e Norris pararam, assim como outros pilotos que já haviam parado.
Russell ficou irritado por ter colocado pneus duros em vez dos médios. Alonso e Magnussen tiveram um confronto no pit-lane, mas Alonso levou a melhor.
A relargada veio na volta 40. Norris pressionou Verstappen, mas o holandês se defendeu bem.
Leclerc ultrapassou Piastri para ficar em terceiro, enquanto Gasly evitou um acidente com Piastri. Sainz tentou atacar Russell, mas Gasly aproveitou e ganhou a posição.
Logo após a relargada, Hülkenberg e Pérez rodaram, causando outra intervenção do safety car.
A terceira relargada foi mais tranquila, com Norris sofrendo pressão de Leclerc, mas mantendo a segunda posição. Verstappen manteve a liderança.
O Bonde das Punições
O GP do Catar foi marcado por várias punições.
Stroll foi punido pelo acidente com Albon, Albon por tocar Magnussen, Lawson por tocar Bottas, e Norris por ignorar a bandeira amarela.
Hamilton foi penalizado duas vezes: por queimar a largada e por ultrapassar o limite de velocidade no pit-lane.
Conclusão da Corrida
Verstappen conduziu seu carro para uma vitória tranquila, enquanto Leclerc manteve o segundo lugar, seguido por Piastri.
Zhou voltou a marcar pontos para a Sauber após um ano. Norris completou o top-10 após cumprir a punição.
Classificação Final
Fórmula 1 2024, GP do Catar, Lusail, resultado final:
Posição | Piloto | Equipe | Tempo |
---|---|---|---|
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 57 voltas |
2 | C LECLERC | Ferrari | +6.031 |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | +6.819 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | +14.104 |
5 | P GASLY | Alpine | +16.782 |
6 | C SAINZ | Ferrari | +17.476 |
7 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | +19.867 |
8 | G ZHOU | Sauber Ferrari | +25.360 |
9 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | +32.177 |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +35.762 |
11 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | +50.243 |
12 | L HAMILTON | Mercedes | +56.122 |
13 | Y TSUNODA | RB Honda | +1:01.100 |
14 | L LAWSON | RB Honda | +1:02.656 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | +1 volta |
NC | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | NC |
NC | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | NC |
NC | L STROLL | Aston Martin Mercedes | NC |
NC | F COLAPINTO | Williams Mercedes | NC |
NC | E OCON | Alpine | NC |
VMR | L NORRIS | McLaren | 1:22.384 |