Bortoleto é Campeão da F2 2024 em Abu Dhabi
Hadjar para no grid e Dürksen vence
Gabriel Bortoleto não precisou esperar o fim da corrida para celebrar o título da Fórmula 2 2024.
Isack Hadjar deu adeus às chances de título ao empacar na largada da corrida 2, em Abu Dhabi.
Gabriel Bortoleto é o campeão da Fórmula 2 2024. O brasileiro consolidou o título ainda na largada, quando Isack Hadjar ficou empacado no grid da corrida 2 da rodada de Abu Dhabi e foi engolido pelo pelotão.
O francês ainda conseguiu retornar para a disputa, mas já estava uma volta atrás. Gabriel precisou apenas de calma para levar o carro até a bandeira quadriculada.
Joshua Dürksen venceu neste domingo (8).
Expectativa para o Duelo Bortoleto x Hadjar
A expectativa para o duelo Bortoleto x Hadjar era enorme, sobretudo depois da punição que fez Paul Aron, terceiro colocado no grid, largar do pit-lane. Isso fez com que os dois postulantes ao título partissem para a corrida imediatamente um atrás do outro — o brasileiro em segundo, o francês em terceiro.
Só que a briga não aconteceu, porque o carro da Campos empacou na largada. Bortoleto, em contrapartida, assumiu a liderança em mais uma largada ruim de Victor Martins, o pole-position.
Depois da rodada de pit-stops, acabou perdendo posições para Dürksen, em ótima performance, e o piloto da ART, mas o principal já estava sacramentado.
Gabriel encerra a jornada nas categorias de base com títulos na Fórmula 3 e Fórmula 2 em temporadas de estreia e segue os passos de Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri.
Agora, o próximo capítulo é na Formula 1, com a Sauber.
Desempenho de Hadjar
Hadjar terminou oficialmente em 19º, duas voltas atrás. Bortoleto ainda terminou em segundo, depois de ultrapassar Victor Martins nas voltas finais. Richard Verschoor fez valer a estratégia de esticar o pit-stop e arrancou o terceiro posto.
Abu Dhabi serviu a final da Fórmula 2 com 29,8°C de temperatura ambiente, 43°C de asfalto e 25% de umidade relativa do ar.
No grid, a mudança mais significativa era justamente entre os postulantes ao título, já que a possível manipulação no DRS do carro de Aron o fez sair do terceiro posto e largar do pit-lane.
Isso colocou Hadjar imediatamente depois de Bortoleto, ele em segundo, o francês na terceira posição.
Contas Simples para o Campeonato
A conta era simples: separados por apenas 4.5 pontos, a vitória para qualquer um dos dois decidiria o campeonato.
Nem mesmo o segundo lugar bastaria ao brasileiro, portanto era, de fato, uma briga clara e direta.
Estratégia de Corrida
Os dois partiram de supermacios para o primeiro stint, a estratégia convencional, mas a corrida foi resolvida na largada:
Hadjar não conseguiu partir e foi engolido pelo pelotão.
Ele voltou aos boxes e conseguiu retornar para a corrida, mas uma volta atrás. Bortoleto nem evitou a ultrapassagem para o francês recuperar o giro.
Enquanto isso, Maini e Martí se valeram da empacada de Hadjar e travaram ótimo duelo pela segunda colocação, com o indiano levando a melhor sobre o espanhol.
Primeiras Paradas
As paradas começaram na volta 7, puxadas por Maini, Dürksen, Martins, Goethe, Bearman, Mansell e Fornaroli.
Destes, o paraguaio foi quem levou a melhor e voltou como o primeiro da fila dos que já calçavam a borracha para ir até o fim.
Bortoleto entrou no giro seguinte e retornou com Dürksen colado nele. Com pneus mais frios, não conseguiu evitar a ultrapassagem, e Martins também se aproveitou para efetuar a manobra.
Problemas de Freio
A posição de pista de Gabriel era a décima, mas entre os que já haviam parado, ele era o terceiro. Na disputa contra Dürksen, ainda fritou pneus duas vezes.
“Meus freios não estão funcionando direito”, reclamou pelo rádio.
Líderes na Corrida
Na volta 11, Martí era o líder, seguido por Verschoor, Cordeel, Esterson, Browning, Aron e Shields, todos sem parada. Dürksen, Martins e Bortoleto completavam o top-10.
Hadjar, uma volta atrás, mantinha vivas as esperanças de conseguir alguma coisa e solicitava à Campos a diferença para Gabriel “em cada volta”.
Disputa pela Liderança
Na volta 17, Martí levava apenas 0s3 de vantagem para Verschoor na liderança.
A ultrapassagem aconteceu na curva 6, quando o neerlandês conseguiu espaço para contornar a curva pela linha de dentro.
Na prática, porém, a disputa que realmente interessava era entre Dürksen, Martins e Bortoleto, já que os seis primeiros ainda precisavam parar.
Pit-Stops Decisivos
Com 20 voltas completadas, Martins levava 2s6 de vantagem sobre Gabriel e via Dürksen à frente por 1s de distância.
O trio começou a abrir passagem pelo pelotão da frente, sem tempo para esperar as trocas para recuperar as posições.
Final da Corrida
Quem puxou os pit-stops foi Martí, na volta 27 de 33, seguido por Browning. Verschoor, o líder, foi chamado no giro seguinte. Na pista, Bortoleto ainda ultrapassou Martins e subiu para segundo, anotando mais um pódio na conta e tirando uma tonelada das costas depois de uma disputa acirrada.