Domínio da McLaren
F1 A McLaren está prestes a encerrar um jejum de 26 anos no Mundial de Construtores, após anular a concorrência da Ferrari e dominar a primeira fila em Abu Dhabi.
A equipe laranja apenas precisa manter o desempenho para conquistar o título.
Vantagem Estratégica
A McLaren largará como favorita, não apenas para a vitória na corrida, mas especialmente para o Mundial de Construtores. Com uma vantagem significativa, a equipe só perde para si mesma em Yas Marina.
Desempenho dos Pilotos
Lando Norris garantiu a pole position com uma volta impecável no Q3, enquanto Oscar Piastri se recuperou após a eliminação do primeiro giro e alinhou ao lado do companheiro
. A equipe busca encerrar um jejum de títulos entre os construtores, que dura desde 1998, enfrentando a Ferrari como principal adversária.
Desafios da Ferrari
O MCL38 da McLaren domina todos os aspectos do traçado de Yas Marina, desde curvas de baixa e média velocidade até a performance em reta. Até agora, o carro não apresentou problemas significativos com pneus ou temperatura do asfalto.
Tudo indica uma corrida de desempenho absoluto, mas a equipe precisa manter a atenção para não deixar escapar a vitória.
Comentários dos Pilotos
“Foi um dia perfeito para nós. Provavelmente um pouco mais difícil do que esperávamos, mas fomos muito rápidos durante todo o fim de semana.
Estamos satisfeitos com o 1-2, mas foi mais complicado do que queríamos. Minha volta final foi forte. Era como queríamos terminar hoje”, disse Norris após garantir a pole.
“Temos de vencer a Ferrari, mas queremos fazer isso com estilo. Sabemos o que precisamos fazer, então vamos manter o foco.
Estamos aqui para ganhar de qualquer forma, e amanhã temos chances com os dois carros. Vamos dar tudo, mas temos em mente o que precisamos fazer para alcançar o objetivo”, completou.
Ferrari em Busca de Milagre
Com 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari, a McLaren tem tudo a seu favor. A Ferrari, por outro lado, tem enfrentado altos e baixos durante o fim de semana.
Carlos Sainz manteve a escuderia no páreo, conquistando a terceira posição no grid.
O espanhol, que fará sua última corrida de vermelho antes de ir para a Williams, tenta criar uma ameaça aos ingleses.
Desafios de Sainz e Leclerc
“Se esta pista fosse feita de retas longas e apenas curvas 6 e 7, acho que voaríamos aqui”, disse Sainz.
“Mas infelizmente também há as curvas 1 e 9, onde a McLaren está um passo à frente.
O carro deles está claramente à vontade neste tipo de pista, é uma pena que nas últimas corridas da temporada os circuitos foram menos favoráveis a nós.
No fim, isso não é culpa das pistas, deveríamos ter pensado nisso antes”, acrescentou Sainz. “Mas vou dar tudo de mim.
Hoje forcei na classificação como nunca antes, pois queria dar a mim mesmo a melhor chance para amanhã. Pode ser a última vez que brigo pela vitória ou pelo pódio por um tempo”, afirmou Carlos.
Charles Leclerc em Dificuldades
Charles Leclerc enfrentou desafios durante o fim de semana. Além da punição pela troca de componentes, sua melhor volta foi eliminada nos instantes finais do Q2.
Apesar disso, Leclerc demonstrou potencial para ser um obstáculo maior se as circunstâncias fossem diferentes.
No entanto, ele largará em 19º, precisando de uma estratégia agressiva e um pouco de sorte para se recuperar.
Esperança de Leclerc
“O título está perdido? Não, acredito nele até o fim, até a última volta vou acreditar”, afirmou Charles.
Outros Fatores em Jogo
Outro fator que pode atrapalhar a Ferrari é Max Verstappen. Apesar de um sábado complicado, o ritmo da Red Bull deve colocá-lo mais à frente na corrida.
Com a punição de Nico Hülkenberg, Verstappen largará em quarto e pode ser um elemento decisivo desde o início.
Além disso, George Russell estará logo atrás, buscando revanche.
Desafios Estratégicos
A última corrida da temporada também será um desafio estratégico. A Pirelli prevê apenas um pit-stop, combinando pneus médios e duros.
Ainda assim, um desgaste acentuado pode exigir uma tática de duas paradas ou a entrada do safety-car. Tudo isso deixa a McLaren em alerta máximo.