Discussões em Andamento
Carlos Sainz não está fora de questão para um possível retorno à Ferrari, de acordo com o chefe da equipe, Fred Vasseur.
F1 A passagem de quatro temporadas de Carlos Sainz pela Ferrari chegou ao fim no Grande Prêmio de Abu Dhabi, no último fim de semana, com o espanhol sendo vítima de circunstâncias
infelizes que o fizeram perder sua vaga para a próxima temporada.
Fred Vasseur: F1 é um Mundo Muito Pequeno
Declarações de Vasseur
Carlos Sainz entrou na temporada de F1 2024 já sabendo que sua carreira na Ferrari terminaria após esta temporada, com a Scuderia optando por contratar o heptacampeão mundial de
F1 Lewis Hamilton em um contrato de três anos.
A Surpresa Hamilton
Carlos Sainz estava buscando uma extensão de contrato e parecia estar em posição privilegiada para isso, tendo sido o único vencedor de uma corrida não pertencente à Red Bull na F1
2023. Mas a surpreendente disponibilidade de Hamilton foi boa demais para ser desperdiçada pela Ferrari, que anunciou sua chegada à Scuderia para 2025 no final de
janeiro, juntando-o ao já contratado Charles Leclerc.
Impacto na Carreira de Sainz
Essa mudança deixou Sainz de fora, mas o relacionamento entre Carlos Sainz e a Ferrari permaneceu forte.
Ele se recusou a criticar a equipe pela mudança, dizendo que entendia completamente o apelo de contratar Hamilton e unir o piloto mais bem-sucedido da F1 com a equipe mais histórica.
Olho no Futuro
Depois de levar seis meses para avaliar seu futuro, Carlos Sainz assinou um acordo para levá-lo à Williams na próxima temporada, mas a possibilidade de um retorno à Ferrari não está totalmente descartada.
Declarações de Fred Vasseur
Com Hamilton completando 40 anos antes de sua primeira corrida pela Scuderia, o piloto britânico está muito mais perto do fim de sua carreira do que do início e, se as
circunstâncias permitirem no futuro, o chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, disse que as possibilidades são infinitas.
Em Entrevista à DAZN
Em declarações à emissora espanhola DAZN, Vasseur abordou a possibilidade de a porta permanecer aberta para Sainz. “Claro. Já conversamos algumas vezes sobre isso”, ele disse.
“Este é um mundo muito pequeno. Existem apenas 10 equipes e seis ou sete pilotos de ponta.
Você nunca sabe o que vai acontecer no futuro, mas a maioria de nós — tanto Carlos do lado dele quanto nós do nosso lado — tem que focar em nossos projetos.
Não sabemos o que vai acontecer em 2027, 2028, 2029…”
A Perspectiva de Carlos Sainz Sr.
O pai de Sainz, a lenda do rali Carlos Sainz Sr., também foi questionado sobre a possibilidade enquanto falava com a DAZN após a corrida.
“Amanhã é na Williams e o futuro é desconhecido para todos”, disse ele.
“O que está claro para mim é que, como ele mostrou este ano, ele não vai desistir, ele continuará lutando e dando tudo de si e, em alguns anos, veremos para onde ele vai.
Foi um bom período. Acho que ele deu tudo o que tinha e teve um ano difícil este ano. Ele sai de cabeça erguida e com um pódio, o que é importante.
No futuro, o que ele sempre fez foi continuar lutando.
Agora ele vai para um time onde vai tentar melhorar o time e levá-lo adiante, obter bons resultados e continuar lutando na carreira para lutar pelo que ele realmente quer, que é um Campeonato Mundial.”
Sainz e as Voltas Finais pela Ferrari
Carlos Sainz deu tudo de si pela Ferrari até sua última volta, tentando perseguir o líder da corrida, Lando Norris, para fazer uma jogada que garantiria o Campeonato de Construtores
para a equipe italiana. Mas, apesar de não ter conseguido, Carlos Sainz falou sobre as emoções que sentiu durante seu último dia de vermelho.
“Foi estranho. Um pouco emotivo, não vou mentir”, disse ele, enquanto falava com a mídia, incluindo PlanetF1.com, após a bandeira quadriculada.
Reflexões e Emoções
“Provavelmente, eu diria que foi mais emocionante a última vez que pulei no carro, no grid. Eu sabia que obviamente seria minha última corrida com um grupo de pessoas que eu apreciei nos últimos quatro anos.
A última vez que eu pularia em um carro da Ferrari, provavelmente, e eu estava apenas me sentindo emocionado.
Tentei me lembrar de tentar aproveitar a corrida o máximo possível e dar o máximo absoluto para esta equipe.”
Sainz e a Nova Jornada com a Williams
Com Sainz mudando para o carro da Williams imediatamente para o teste de pós-temporada em Abu Dhabi, ele revelou que tentou prestar atenção ao manuseio do SF-24 para poder levar esse conhecimento para sua nova equipe.
“Não vou mentir, nas minhas últimas voltas, por mais que eu estivesse me esforçando muito por essa equipe e tentando, eu já estava começando a sentir coisas no carro e tentando dizer, lembrar como é isso”, disse ele.
Olhando para o Futuro
“Porque [segunda-feira] e terça-feira preciso lembrar por que esse carro é rápido nessa curva e por que ele é bom?
Porque eu provavelmente sei o que vou encontrar amanhã e terça-feira preciso de alguma margem de melhora nas curvas em que eu estava sentindo o carro.
Então isso resume que eu já estou olhando para frente também.
Estou extremamente motivado para o desafio que tenho pela frente. Hoje é um dia para tentar aproveitar o máximo possível com a equipe,
pois é meu último dia no vermelho. Ainda temos alguns dias em Maranello pela frente, mas obviamente minha mente competitiva já está ansiosa por segunda e terça-feira e para ver como posso tornar o carro da Williams mais rápido.”