Cadillac na Fórmula 1: Grandes Movimentações e Expectativas
A entrada da Cadillac na F1 a partir da temporada de 2026 tem causado um verdadeiro alvoroço no mundo do automobilismo.
Os primeiros candidatos ao volante da nova equipe já surgiram, enquanto a taxa de inscrição de US$ 450 milhões é considerada “longe do suficiente” por alguns. Vamos
dissecar essa movimentação e outras notícias da F1 desta semana.
Entrada da Cadillac na F1 2026
Com a confirmação de sua entrada na Fórmula 1, a Cadillac está se preparando para enfrentar os desafios e a competição acirrada do maior campeonato de automobilismo do
mundo. Mario Andretti, uma lenda do automobilismo, estará envolvido em uma função consultiva não executiva no conselho da Cadillac F1.
Entre os possíveis pilotos considerados pela equipe está Colton Herta, uma estrela da IndyCar. Andretti afirmou que Herta é “definitivamente” um dos pilotos que a equipe
considerou até agora para uma vaga na temporada de 2026.
Além de Herta, Andretti destacou a importância de ter um piloto experiente ao lado de um jovem talento americano. Em uma entrevista à NBC News, ele disse: “Há mais pilotos
disponíveis do que equipes no momento. Dez equipes parece muito, mas há muito mais pilotos e muito mais talento por aí. Do nosso ponto de vista, acho que a jogada no começo
seria ter um piloto experiente — nacionalidade não importa — e então um jovem talento americano. Esses são os objetivos no momento.” Andretti também mencionou que Max
Verstappen seria um candidato ideal para pilotar pela Cadillac no futuro, embora não se saiba se isso é mais uma esperança do que uma expectativa.
Ele elogiou a temporada do campeão mundial até agora, considerando o quão bem ele conseguiu levar a quarta coroa consecutiva em um carro inferior durante boa parte do ano.
A admiração de Andretti por Verstappen é evidente, e ele acredita que o talento e a experiência do holandês poderiam ser um grande trunfo para a nova equipe da Cadillac.
A Polêmica da Taxa de Inscrição
No entanto, nem tudo são flores na entrada da Cadillac na Fórmula 1. Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, acredita que a taxa de inscrição antidiluição de
US$ 450 milhões para que a Cadillac entre no grid da Fórmula 1 não é suficiente. Apesar dos relatos de que a taxa foi aumentada de US$ 200 milhões para US$ 450 milhões, Marko
afirma que “não é nem de longe o suficiente”, dado o investimento que as outras equipes fizeram no esporte.
Ecoando comentários do chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, Marko disse à OE24: “Isso mesmo. O pagamento que a Cadillac está fazendo não chega nem perto de compensar o
que investimos muito dinheiro em mais de dez anos.” Essa declaração levanta uma série de questões sobre a viabilidade e o impacto econômico da entrada de novas equipes no
esporte. As preocupações de Marko refletem uma visão mais ampla no paddock de que a entrada de novas equipes deve ser acompanhada por um investimento significativo, não
apenas em termos de taxas de inscrição, mas também em infraestrutura, desenvolvimento de carros e suporte técnico.
Desafios Internos na Ferrari
Além das notícias da Cadillac, a Ferrari também está enfrentando desafios internos. Após o Grande Prêmio de Las Vegas, Charles Leclerc e Carlos Sainz tiveram mensagens diretas em
diferentes momentos da corrida, e o respeitado repórter da Ferrari, Leo Turrini, escreveu que ambos os pilotos foram chamados para ver o diretor da equipe, Fred Vasseur, para
resolver suas diferenças.
De acordo com o Quotidiano Sportivo, Vasseur ‘imediatamente convocou Leclerc e Sainz’ ao escritório do diretor com uma mensagem clara de que a Ferrari espera uma colaboração
leal entre seus pilotos. “Aqui ninguém está pedindo que vocês sejam amigos de pele grossa, vocês ainda têm dois fins de semana para passarem juntos e a Ferrari espera, ou
melhor, exige uma colaboração leal. Porque o que está em jogo é o Campeonato de Construtores e desistir de qualquer esperança restante em nome de caprichos individuais
seria intolerável.” Essas palavras de Vasseur refletem a urgência e a seriedade com que a Ferrari está abordando a situação, destacando a importância de uma colaboração eficaz
entre seus pilotos para alcançar os objetivos da equipe.
Zhou Guanyu e a Ferrari
Outra notícia interessante envolve Zhou Guanyu, que confirmou o interesse da Ferrari em tê-lo como piloto reserva na próxima temporada. Zhou ficará fora das corridas no ano que
vem após deixar a Sauber, mas está em negociações com diversas equipes sobre uma terceira vaga de piloto – e ele confirmou que uma delas é a Scuderia Ferrari.
“Todos [adorariam] dirigir de vermelho, especialmente para o assento de corrida”,
então estamos discutindo. Há outras opções também, então não há um time ou outro que eu preferiria entrar.” A possível adição de Zhou ao elenco de pilotos da Ferrari destaca a
contínua busca da equipe por talentos diversificados e experientes para fortalecer sua formação.
O mundo da Fórmula 1 está sempre em movimento
O mundo da Fórmula 1 está sempre em movimento, com novas equipes entrando, pilotos mudando e desafios surgindo a cada temporada. A entrada da Cadillac na F1 promete
trazer novas dinâmicas e elevar ainda mais o nível de competição. Enquanto isso, equipes como a Ferrari continuam a lidar com suas próprias questões internas, buscando sempre o
melhor desempenho e resultados no campeonato. O futuro parece emocionante para todos os fãs de F1, com muitas histórias e reviravoltas ainda por vir.