Regulamentos da F1 2026: Mudanças Importantes para o Desempenho e Design dos Carros
O diretor da equipe McLaren, Andrea Stella, explicou que as mudanças recentes nos regulamentos da F1 2026 resultaram em carros futuros com “muito mais downforce” e “mais liberdade” em seus designs.
James Vowles Elogia Ajustes nos Regulamentos da F1
O chefe da Williams, James Vowles, acrescentou que esses ajustes serão “bons para o esporte”, já que o grid da F1 2026 pode se moldar para apresentar designs diferentes, bem como carros com desempenho mais próximo dos atuais concorrentes.
Esses ajustes são elogiados, com duas conquistas importantes destacadas.
Previsões de Melhoria no Desempenho dos Carros
Ajustes recentes na regulamentação pela FIA resultaram em uma melhora no que foi previsto pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, de dois segundos por volta, elevando o desempenho para algo “muito próximo dos carros atuais”, com base em descobertas iniciais.
Mudanças Radicais para 2026
Com unidades de potência totalmente novas, bem como um chassi totalmente novo a partir de 2026, essas serão mudanças radicais que as equipes esperavam há muito tempo, com o trabalho oficialmente autorizado a começar nas construções de 2026 no ano novo.
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Mais Liberdade de Design: Benefícios para as Equipes
No entanto, após ajustes recentes nos regulamentos, Stella disse que agora há mais espaço para liberdade de design para as equipes, além de melhor desempenho do carro.
“Com o recente lançamento da geometria do carro, especialmente do ponto de vista aerodinâmico, basicamente duas coisas principais foram alcançadas: uma é um nível de downforce muito maior e a segunda é mais liberdade”, explicou Stella aos repórteres no Brasil.
Stella e Vowles Acolhem as Mudanças nos Regulamentos
“Nós acolhemos ambos. Nós acolhemos mais liberdade, eu acho que isso dará às equipes a possibilidade de apenas usar seu conhecimento, usar suas metodologias, o conhecimento que foi acumulado ao longo dos anos, mesmo que com regulamentações diferentes, é uma forma de criar alguma diferenciação”, continuou Stella.
Vowles acrescentou que a solução encontrada entre as equipes e a FIA é “muito melhor” do que a que veio antes, elogiando o “trabalho realmente bom feito” por todos os envolvidos para encontrar uma resolução rapidamente para ajudar a melhorar os carros.
Sobre o assunto de designs, ele disse: “Agora temos mais liberdade para ver uma direção diferente na qual você está indo.
Diferenciação Entre as Equipes e Melhoria nos Dispositivos Aerodinâmicos
“Portanto, há mais dispositivos de controle de fluxo em vigor, o que leva à força descendente, mas à diferenciação entre as equipes”, destacou Vowles.
“O que também tem sido realmente positivo é que ainda há algumas pequenas áreas de melhoria no difusor. Mas, novamente, o que é ótimo ver é que as equipes e a FIA trabalham juntas para melhorar isso, porque toda vez que você faz uma mudança como essa, isso tem algumas consequências.”
Impacto das Mudanças: Novos Conceitos no Design dos Carros
“Mas acho que o que vocês verão agora é que, em vez de todas as equipes trabalharem nos mesmos poucos milímetros, haverá alguns conceitos diferentes. Eu pessoalmente acho que isso é bom para o esporte”, concluiu Vowles.