Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, não descarta a possibilidade de que a equipe adote uma estratégia ousada para a temporada de Fórmula 1 de 2025.
Com as grandes mudanças previstas para o futuro próximo, incluindo as revisões de regulamentos para 2026, ele mencionou que algumas equipes podem adotar uma posição.
“Não nos importamos” em relação ao desempenho na temporada de 2025, focando em preparar o terreno para o campeonato seguinte.
Este plano de ação pode se concentrar no uso das Restrições de Testes Aerodinâmicos (ATR) e do tempo no túnel de vento, que será crucial para os desenvolvimentos futuros da F1.
O Impacto das Mudanças no Regulamento de 2026
A temporada de 2026 marcará uma grande transformação na Fórmula 1, com novas unidades de energia que terão uma divisão 50/50 entre combustão interna e energia elétrica.
Além disso, a adoção de combustíveis sustentáveis trará novos desafios e oportunidades para as equipes. Já os carros terão mudanças significativas:
Eles serão menores, mais leves e mais ágeis, com uma redução de peso de 30 quilos em relação aos modelos atuais. As asas dianteiras e traseiras também serão equipadas com sistemas aerodinâmicos ativos.
Essas transformações abrirão a possibilidade de uma inversão na hierarquia da F1. As equipes que estão na frente podem errar com as novas regras, enquanto as equipes que estavam atrás podem ter a chance de aproveitar melhor as mudanças e subir na classificação.
A expectativa é que as equipes busquem tirar o máximo proveito das novas possibilidades oferecidas pelos regulamentos, especialmente no que se refere ao uso do túnel de vento, que é limitado pela ATR.
Estratégia de “Não nos Importamos” para 2025
Vasseur, em uma entrevista à Autosport, expressou a ideia de que algumas equipes podem não se preocupar com a posição final no Campeonato de Construtores em 2025, adotando uma estratégia de “x menos dois” na classificação.
Isso significa que, ao focar no desempenho em 2026, essas equipes podem optar por terminar mais abaixo no campeonato de 2025 para garantir mais tempo de desenvolvimento no túnel de vento para o futuro.
O chefe da Ferrari acredita que a vantagem proporcionada pelas Restrições de Testes Aerodinâmicos será decisiva, já que equipes com classificação mais baixa terão mais permissões para testar no túnel de vento e realizar simulações computacionais (CFD).
Esse ganho pode ser crucial para o desempenho da equipe nas temporadas seguintes. “Se você está lutando por algo no próximo ano, será tentado a gastar mais tempo e recursos para 2025, mas a verdadeira batalha será em 2026”, disse Vasseur.
O Impacto da ATR nas Equipes
A ATR da Fórmula 1 estabelece limites para o número de horas que cada equipe pode passar no túnel de vento e a quantidade de simulações CFD permitidas.
Esses limites são definidos com base na posição das equipes no Campeonato de Construtores de 2024.
A McLaren, por exemplo, começará a temporada de 2025 com apenas 70% da alocação de horas de ATR, enquanto a Sauber, uma das equipes mais fracas no campeonato de construtores, terá 115%, o que representa uma grande vantagem para o desenvolvimento aerodinâmico do carro.
Vasseur não vê esse fator como um problema, pois entende que as equipes que já têm um bom desempenho em 2025 podem se beneficiar de um tempo limitado no túnel de vento.
Porém, equipes que não estão na disputa pelo título podem usar as regras a seu favor, concentrando seus esforços no desenvolvimento de seus carros para 2026. Para a Ferrari, isso significa ter uma visão estratégica mais ampla, considerando as grandes mudanças que estão por vir.
Ferrari: Preparação Para 2026
Enquanto algumas equipes podem se concentrar exclusivamente na temporada de 2025 e lutar pelo título, a Ferrari, segundo Vasseur, já começa a pensar nas implicações de 2026.
A equipe está ciente de que o progresso real acontecerá nas temporadas seguintes, e o foco agora é construir uma base sólida para o novo regulamento de motores e aerodinâmica.
O tempo no túnel de vento e as simulações computacionais serão essenciais para garantir que a Ferrari tenha uma vantagem competitiva na temporada de 2026.
Embora 2025 seja importante, o real divisor de águas será 2026, e as equipes que investirem no desenvolvimento a longo prazo terão a vantagem.
Vasseur é claro ao afirmar que a Ferrari já está estabelecendo as bases para 2026, aproveitando ao máximo o tempo de teste e as simulações disponíveis, mesmo que isso signifique uma luta pelo título em 2025 um pouco mais distante.
A Fórmula 1 de 2025 e 2026
Com as grandes mudanças previstas para 2026, a Fórmula 1 vivenciará uma reviravolta em sua hierarquia.
As equipes mais fortes de 2025 podem perder terreno, enquanto aquelas que estavam atrás terão a chance de se beneficiar dos novos regulamentos.
A Ferrari, liderada por Fred Vasseur, está claramente apostando em uma visão de longo prazo, buscando aproveitar o máximo das Restrições de Testes Aerodinâmicos e se preparando para as mudanças que virão em 2026.
Se as equipes adotarem uma abordagem estratégica de “não se importar” em 2025, isso pode resultar em uma temporada com uma classificação um pouco fora do comum, mas com grandes preparações para a nova era da Fórmula 1.
O futuro é promissor para equipes como a Ferrari, que estão mirando a nova geração de carros e regulamentos para dominar as pistas nos anos seguintes.