George Russell deu uma atualização sobre as diretrizes de padrões de direção em uso na F1, após uma reunião importante entre os pilotos e a FIA no Catar.
George RussellLando Norris: ‘George Russell Mereceu a Vitória no GP do Brasil Mais que Qualquer Outro, diretor da
Associação dos Pilotos de Grand Prix, falou sobre os “ajustes” que estão por vir nas diretrizes de direção, acreditando que a “causa raiz” da inconsistência são os circuitos e
não os próprios pilotos.
A Inconsistência dos Circuitos
George Russell explicou que as discrepâncias entre os diferentes circuitos permitem que os pilotos se defendam de maneiras diferentes, o que significa que as regras de combate podem
variar dependendo do fim de semana de corrida. Onde há um limite rígido na pista — como grama ou cascalho — isso cria um impedimento natural, ao contrário das saídas de asfalto.
Momentos de Tensão nas Corridas
Referindo-se aos momentos acirrados entre Lando Norris e Max Verstappen em Austin e no México, George Russell destacou que o incidente no Circuito das Américas foi um “caso atípico”.
“Acho que todos concordamos com as diretrizes, elas não precisam de grandes mudanças – só ajustes.”
Opiniões dos Pilotos e Soluções
Muitos pilotos concordam que, se você está ultrapassando por dentro, deve permanecer na pista. “Os circuitos são a causa raiz, e as diretrizes são uma solução provisória até que
todos os circuitos estejam adequados”, afirmou George Russell.
Reunião no Catar e Acordo
Uma reunião semelhante na Cidade do México viu Verstappen como o único relutante em concordar com as novas diretrizes, mas George Russell confirmou que agora há um consenso.
“Todos concordam”, disse ele, indicando que os pilotos querem ver corridas difíceis e batalhas roda a roda.
Diretrizes Futuras
George Russell espera que a regra que obriga o piloto de dentro a deixar espaço seja descartada. “Acho que as regras de ultrapassagem pelo lado de fora não mudarão muito, e não acho
que tenhamos visto muitos problemas.”