Haas rejeita suspensão dianteira da Ferrari em 2025 – Ferrari segue sozinha enquanto Haas toma decisão ousada
À medida que a temporada de F1 2025 se aproxima, começamos a aprender mais sobre as filosofias de design e desenvolvimento exibidas pelas equipes de todo o grid — e as coisas serão diferentes para a Haas este ano.
Haas decide caminho próprio
Como uma equipe cliente da Ferrari, a Haas historicamente comprou seu motor e outros componentes da equipe de Maranello.
Mas Ayao Komatsu revelou que em 2025, eles vão abrir mão da suspensão dianteira da Ferrari em favor da sua própria.
Detalhes revelados por Ayao Komatsu
Durante um brunch com Ayao Komatsu, o diretor da equipe Haas revelou vários novos detalhes sobre o novo desafiante da equipe em 2025.
Compreensivelmente, Komatsu estava relutante em oferecer muitas informações sobre o desenvolvimento do carro.
Enquanto a mídia o instigava sobre se a nova máquina seria ou não um redesenho radical, ele ofereceu uma breve história para ilustrar como nem todas as mudanças são visíveis aos olhos.
“Quando Gene [Haas] diz, oh, olhe o que o outro cara está fazendo — a parte visível é apenas uma pequena parte da história”, disse Komatsu. “Lembro-me de Gene me contando em Silverstone, ele estava andando para cima e para baixo no grid e disse: ‘Ah, você sabe, todo mundo tem soluções diferentes.’
“Mas essa é apenas a superfície superior. A parte abaixo do piso que você não consegue ver, é onde estão os truques.
“Se você acha que o carro é radicalmente diferente, isso é problema seu. Em termos de conceito, é uma evolução do que aprendemos ao longo do ano.”
Nova filosofia de design
Komatsu admitiu que a Haas terá um novo monocoque em 2025.
“Estávamos desenvolvendo o carro muito bem no ano passado, mas há certas limitações que tivemos que aceitar”, explicou ele.
“E então coisas que aprendemos, digamos, no meio da temporada sobre como desbloquear certo desempenho — até mesmo o que queríamos fazer por Austin, não conseguimos. Ou mesmo Silverstone.
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“Mas não conseguimos fazer isso por causa do design monocoque, o design do chassi. Então, isso é algo que decidimos como queremos mudar para o carro deste ano.”
Liberdade para inovação
A máquina de 2025 oferecerá mais liberdade para a Haas desenvolver o carro como achar melhor. Isso parece ser um movimento promissor, considerando quanta melhoria a equipe viu no ano passado; ter maior liberdade para implementar atualizações será uma bênção.
Decisão sobre suspensão dianteira
Komatsu também admitiu algo fascinante. A Haas, como uma equipe cliente da Ferrari, frequentemente confiou na equipe de Maranello para fornecer seus motores e peças críticas de suspensão. Para 2025, a Haas está tomando um caminho diferente.
“Sempre optamos pelo fornecimento mais recente da Ferrari — e não porque essa foi uma escolha informada, mas porque essa foi a escolha mais segura e fácil”, disse Komatsu.
Ele observou que vários membros das equipes de design, desenvolvimento e desempenho da Haas realizaram estudos este ano para analisar os benefícios de adotar a mais recente suspensão dianteira da Ferrari ou de continuar desenvolvendo a suspensão dianteira usada no ano passado.
Komatsu destacou que, ao implementar uma nova tecnologia, sua equipe sofreria um “golpe de erro” — o que significa que a Haas sofreria um golpe no desempenho ao se adaptar ao novo maquinário.
Estudos e decisão final
“Você tem que se recuperar, e então [ver] quanto potencial isso desbloqueia, comparando isso com [o que acontece se você] não parar o desenvolvimento, porque nós carregamos a suspensão dianteira. Quanto potencial resta nisso?” ele explicou.
“Eles fizeram um estudo adequado e então concluíram que deveríamos fazer uma transferência”, disse Komatsu.
“É bom que tenhamos feito um estudo adequado; então tivemos confiança para tomar essa decisão, enquanto antes não tínhamos.”
De forma crítica para a Ferrari — cujo carro de 2025 foi apelidado de “Projeto 677” — isso significa que ela também terá menos dados sobre o desempenho da suspensão dianteira, já que usará essa suspensão em menos carros.
Mas para Haas, isso mostra uma evolução contínua da mentalidade de desenvolvimento trazida à equipe por Ayao Komatsu.