InícioUltimas NotíciasF1: Red Bull cogita liberar Tsunoda: O que está por trás dessa...

F1: Red Bull cogita liberar Tsunoda: O que está por trás dessa decisão?

A Red Bull admitiu que Yuki Tsunoda pode estar em seu último ano com a equipe em 2025.

Christian Horner afirmou em coletiva de imprensa que “não faz sentido mantê-lo” se o time principal não pode oferecer a ele um assento após tantos anos na equipe B.

Yuki Tsunoda e seu Futuro na Red Bull

Tsunoda lutou bastante para convencer a Red Bull de que era o piloto certo para ocupar a vaga de Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen em 2025, mas eles escolheram Liam Lawson. Horner argumentou que o ritmo de corrida do neozelandês foi superior ao de Yuki.

Tsunoda nega influência da Honda na decisão da Red Bull

Tsunoda nega que sua relação com a Honda tenha influenciado na decisão negativa da Red Bull: “Não faz sentido”.

Declarações de Christian Horner sobre Tsunoda

O dirigente britânico reconheceu que a hora de dispensá-lo para que busque novas oportunidades na Fórmula 1 está chegando.

“Temos plena consciência de que, se não formos capazes de oferecer uma oportunidade para Yuki — sendo, com toda a sinceridade, este ano [2025] —, faz sentido mantê-lo?”

Declarações de Christian Horner sobre Tsunoda
Declarações de Christian Horner sobre Tsunoda

Necessidade de Decisões sobre o Futuro de Tsunoda

“Não podemos manter um piloto na equipe B por cinco anos. Ninguém quer ser sempre a dama de honra”, disse, referindo-se a não ser a primeira escolha.

“Ou precisamos deixá-lo ir ou pensar em algo diferente”, salientou.

Relação entre Tsunoda e a Honda

Vale destacar que Tsunoda chegou à Red Bull apoiado pelo programa de jovens pilotos da Honda, e a montadora vai se unir à Aston Martin em 2026.

Portanto, é natural que a próxima temporada seja a última do japonês com o grupo dos energéticos.

Desempenho de Tsunoda e Novas Oportunidades

Horner também contou aos jornalistas que conversou com Tsunoda e afirmou que um bom desempenho na Racing Bulls pode colocá-lo como o primeiro da fila em caso de nova oportunidade.

“Conversei com Yuki. Ele disse que estava feliz por comer um pouco de carne wagyu (raça bovina japonesa) durante as férias, mas sua motivação é demonstrar que merece essa oportunidade.

Esperamos que a Racing Bulls dê um passo à frente novamente no próximo ano, com a suspensão traseira [da Red Bull], a caixa de câmbio e as especificações que podem ser usadas”, seguiu.

Futuro da Equipe Racing Bulls e de Yuki Tsunoda

“À medida que a equipe e a nova gerência amadurecerem, ela naturalmente vai avançar. Acho que ele [Tsunoda] é muito determinado.

Ele sabe que as coisas mudam rapidamente. Quem poderia imaginar que há nove meses estaríamos aqui falando sobre Liam Lawson ser nosso piloto em 2025?”, continuou.

“As coisas mudam rapidamente neste setor, ele está ciente disso e sabe que precisa demonstrar que está batendo à porta”, encerrou.

Férias e Início da Próxima Temporada de Fórmula 1

A Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro,

no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

Veja Também:

Most Popular