Red Bull Levanta Suspeitas de Uso de Água para Resfriar Pneus por Equipes Rivais
Após o Grande Prêmio de Cingapura em setembro, a Red Bull levantou suspeitas sobre o uso de água por equipes rivais para resfriar seus pneus, ajudando a controlar o superaquecimento durante as corridas.
A acusação voltou a ganhar destaque no fim de semana do GP do Brasil, quando a equipe sugeriu que escuderias, incluindo a McLaren, poderiam estar adotando essa prática para melhorar o desempenho de seus carros.
A Vitória de Max Verstappen no GP do Brasil
No GP do Brasil, Max Verstappen deu um grande passo para garantir seu quarto título consecutivo ao vencer a corrida, partindo da 17ª posição no grid.
Com a vitória, Verstappen ampliou sua vantagem sobre Lando Norris da McLaren para 62 pontos, restando apenas três corridas para o final da temporada de 2024.
Desafios da Red Bull no Campeonato de Construtores
Apesar de Verstappen continuar dominando o campeonato de pilotos, a Red Bull tem enfrentado dificuldades no Campeonato de Construtores, onde ocupa o terceiro lugar, atrás da McLaren.
A vitória em São Paulo foi a primeira de Verstappen em 10 corridas, interrompendo uma sequência de resultados abaixo do esperado para a equipe.
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Rumores sobre o Uso de Água para Resfriar Pneus
Durante o GP do Brasil, surgiram rumores de que a Red Bull acredita que várias equipes, incluindo a McLaren, poderiam estar usando água para resfriar seus pneus.
A prática, que a Red Bull também utilizou no passado, foi proibida pela FIA. Mario Isola, chefe de atividades de corrida da Pirelli, declarou que não encontrou nenhum indício de que as equipes tenham adicionado água aos pneus, com todos os dados da fabricante confirmando que não houve anomalias.
A Suspeita Surge Após o GP de Cingapura
A suspeita da Red Bull surgiu após o GP de Cingapura, onde Lando Norris teve uma das performances mais impressionantes da temporada, vencendo com uma vantagem de 20,9 segundos sobre Verstappen.
Relatos indicam que após a corrida, pneus desmontados na base da Pirelli mostraram marcas que sugerem a presença de água.
No entanto, a FIA inspecionou os pneus no GP do Brasil e não encontrou evidências de qualquer umidade extra.
Entre Red Bull e McLaren
Este episódio se soma a outras controvérsias envolvendo a Red Bull e a McLaren ao longo da temporada.
A McLaren foi obrigada a modificar sua gama de asas traseiras após o uso de um sistema conhecido como “mini-DRS” para aumentar a performance do carro de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão.
A Red Bull também enfrentou questões técnicas no GP dos Estados Unidos relacionadas ao ajuste da altura do carro, mas a equipe confirmou que chegou a um acordo com a FIA sobre como lidar com o problema.