No GP do Catar de 2024, a Fórmula 1 viu um novo marco em penalizações?
Andrea Stella, chefe da McLaren, espera que não, temendo uma futura “falta de controle” por parte da FIA.
Penalidades no GP do Catar:
Após o evento, Stella pediu à mídia, incluindo Esportesamotor.com, que as penalidades fossem aplicadas com mais cuidado, seguindo “proporção” e “especificidade”.
Durante a corrida, penalidades diversas foram aplicadas, incluindo um drive-through severo para Lando Norris da McLaren, que foi punido por não reduzir a velocidade com bandeira amarela devido a um espelho solto de uma Williams.
Punição de Lando Norris:
Norris recebeu uma parada de 10 segundos por não diminuir a velocidade, uma penalidade das mais rígidas já vistas. Apesar de não negar a infração, Stella questiona a severidade da penalidade.
Proporção e Especificidade nas Penalidades:
Stella argumentou que a penalidade precisa ser proporcional e específica à situação. Ele apontou que a FIA alternou entre bandeira amarela e sua remoção, mostrando incerteza na gravidade.
Impacto no Campeonato:
A penalidade prejudicou a McLaren na disputa do campeonato de construtores. Norris, que estava em segundo, caiu para a 10ª posição após a penalidade.
Revisão da FIA:
Stella pede à FIA uma revisão, não para reverter a penalidade de Norris, mas para clareza futura nas decisões. Ele acredita que isso beneficiará a Fórmula 1 a longo prazo.
Considerações Finais:
“Estou pensando no futuro da Fórmula 1”, concluiu Stella.
A FIA planeja discutir o incidente com o controle de corrida, mas o impacto na final em Abu Dhabi ainda é incerto.