Desempenho Surpreendente do Mercedes W15
Toto Wolff admitiu que o Mercedes W15 “certamente se beneficiou” das condições frias para vencer o Grande Prêmio de Las Vegas.
A informação veio depois que os pilotos George Russell e Lewis Hamilton demonstraram surpresa com o desempenho dominante da equipe em Nevada.
Apesar de uma segunda metade inconsistente da temporada, o W15 surgiu como a classe do grid em Las Vegas, com Russell dominando desde a pole position para conquistar sua terceira vitória na carreira.
Toto Wolff A Dobradinha da Mercedes em Las Vegas
Hamilton, por sua vez, se recuperou de um decepcionante 10º lugar na classificação para garantir a primeira dobradinha da Mercedes desde o Grande Prêmio do Brasil de 2022.
Russell admitiu que o domínio da Mercedes em Vegas foi “uma verdadeira surpresa”. “Foi um fim de semana de sonho.”
Hamilton, por sua vez, admitiu que a Mercedes “não sabe por que fomos tão rápidos” no último fim de semana, revelando que o W15 foi “o melhor carro que já tivemos” em Las Vegas.
Toto Wolff O Papel das Condições Frias no Desempenho do W15
A capacidade da Mercedes de gerar rapidamente uma boa temperatura dos pneus foi amplamente creditada ao desempenho da equipe, com o W15
também se destacando em condições mais frias no início desta temporada na Grã-Bretanha e na Bélgica, ambas as corridas vencidas por Hamilton.
Toto Wolff confirmou que as baixas temperaturas de fato influenciaram no aumento surpreendente do carro em Las Vegas.
E ele não descarta repetir o desempenho no Catar neste fim de semana, com uma natureza rápida e fluida semelhante à de Silverstone e Spa.
Ele disse: “As corridas em Las Vegas e no Catar não poderiam ser mais diferentes.
“O Circuito Internacional de Lusail tem muitas seções de alta velocidade e poucas, se houver, grandes zonas de frenagem. Apesar de ir lá mais tarde no calendário do que no ano passado, ainda estará muito quente.
“Isso contrasta com as condições frias e muitas seções de baixa velocidade de Las Vegas. No entanto, estamos mirando em outra exibição forte neste fim de semana.
“O W15 pareceu mais em casa em circuitos com muitas curvas de alta velocidade, como Silverstone ou Spa.
Toto Wolff Perspectivas para o GP do Catar
“Nós certamente nos beneficiamos do frio noturno em Las Vegas, mas o layout no Catar deve ser mais favorável aos pontos fortes do nosso carro.
“Sabemos que nossos concorrentes estarão mais fortes do que no último fim de semana, mas tentaremos colocar o carro em uma boa janela mais uma vez e estar na luta pela frente.”
Toto Wolff continuou descrevendo Las Vegas como o “resultado de destaque” que a Mercedes estava buscando após uma decepcionante segunda metade da temporada de F1 2024,
Com a equipe incapaz de dar continuidade à sequência de três vitórias nas quatro corridas que antecederam as férias de verão.
Ele disse: “A equipe fez um ótimo trabalho nos três dias nos Estados Unidos. Fomos rápidos o tempo todo e executamos bem na noite de sábado.
“George controlou a corrida desde a pole position, dirigiu soberbamente e teve ritmo de sobra.
“Lewis, enquanto isso, fez uma recuperação espetacular partindo da P10, abrindo caminho pelo grid até a P2 para garantir os dois primeiros degraus do pódio para a equipe.
“Um resultado de destaque é exatamente o que queríamos no final da temporada e é bem merecido, dado o trabalho duro e a determinação que todos demonstraram no segundo semestre do ano.”
Os comentários de Toto Wolff foram feitos depois que Martin Brundle rejeitou a alegação de Hamilton de que ele teria “chegado rápido” à vitória em Vegas
com uma posição mais alta no grid, argumentando que “não havia dúvidas” de que Russell tinha mais ritmo para proteger a liderança, se necessário.
Escrevendo em sua coluna pós-corrida na Sky F1, Brundle disse: “Hamilton parecia rápido, embora com algumas viagens pela estrada de escape aqui e ali.
“Infelizmente para ele, ele teve duas voltas ruins na qualificação final, quando a traseira saiu e ele começou em um modesto 10º lugar.
“Ele disse depois da corrida que se tivesse começado na frente, teria passado a corrida com facilidade, o que surpreendeu Russell um pouco. Não há dúvidas de que Russell tinha mais ritmo se precisasse.
“No entanto, foi uma corrida de destaque de Lewis, abrindo caminho entre concorrentes sérios até o segundo lugar e terminando apenas sete segundos atrás na bandeirada.
“Os fãs corretamente o elegeram como Piloto do Dia e ele respondeu algumas perguntas que alguns têm feito ultimamente sobre estar ultrapassado.”