Experiência é essencial
Villeneuve critica falta de experiência de Bortoleto e outros jovens pilotos na F1.
Ex-piloto de Fórmula 1, Jacques Villeneuve criticou a maneira como os jovens pilotos estão conseguindo um lugar no grid cada vez mais cedo e com tão pouca experiência.
Além de citar Gabriel Bortoleto, o canadense ainda falou do acidente de Andrea Kimi Antonelli em Monza.
Renovação no grid da F1
Além de Gabriel Bortoleto, na Sauber, o grid da temporada 2025 da Fórmula 1 também vai contar com outros novatos, como Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bulls), Oliver Bearman (Haas) e Jack Doohan (Alpine) — além de Liam Lawson, que apesar
de já ter concluído 11 corridas, recebeu a oportunidade de fazer o primeiro ano completo na categoria com a Red Bull.
Jacques Villeneuve comentou a renovação e disse que se surpreende com o fato de os pilotos jovens terem a chance de chegar ao mais alto nível do automobilismo com “tão pouca experiência”.
Sucesso na F3 e F2
Depois de conquistar o título da Fórmula 3 no ano de estreia, em 2023, o brasileiro conseguiu repetir o feito e levou o troféu da Fórmula 2 logo na primeira tentativa,
juntando-se a George Russell, Oscar Piastri e Charles Leclerc na lista de pilotos que conseguiram alcançar tamanha façanha na carreira. O bom desempenho lhe rendeu um
lugar no projeto da Audi a partir deste ano, ao lado do experiente Nico Hülkenberg, onde atrairá olhares curiosos dos torcedores, que aguardam para ver seu desempenho.
Expectativas para Bortoleto
Durante uma entrevista ao Action Network, Villeneuve foi indagado sobre as expectativas para a chegada de Bortoleto e, de maneira sincera, disse que não sabe o que esperar do
jovem de 20 anos, já que, de acordo com ele, a F2 nunca foi um campeonato que serviu de parâmetro para analisar as reais qualidades de um piloto. Na opinião do campeão mundial de 1997, é surpreendente que o grid abra espaço para competidores pouco experientes.
“Não tenho ideia do que esperar de Bortoleto, nenhuma ideia. A Fórmula 2 nunca foi muito boa para julgar os pilotos. Então, é inútil [fazer qualquer avaliação] até que cheguem à F1, mas agora eles chegam com tão pouca experiência”, começou Villeneuve.
Villeneuve destacou a pouca experiência dos jovens pilotos:
“É muito difícil entender como alguém pode chegar ao nível máximo no maior esporte do mundo de maneira tão rápida, em uma idade tão jovem e com tão pouca experiência. Acho isso bastante surpreendente”, continuou Villeneuve, que apesar de reconhecer que as equipes possuem uma estrutura melhor para preparar os pilotos nos dias de hoje, lembrou do que aconteceu com Antonelli durante o TL1 do GP da Itália, quando o italiano bateu com apenas dez minutos de atividades.
Preparação e desafios
“Eles fazem muito trabalho no simulador, o que permite que sejam rápidos, mas também vimos o que aconteceu com Antonelli em Monza“, concluiu Villeneuve.
Veja Também: F40 e Hamilton: Símbolos de tradição e inovação na Ferrari
Próximos eventos
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.